Transtorno Obsessivo Compulsivo
As pessoas obsessivas, detalhistas, perfeccionistas tem grandes qualidades: costumam ser trabalhadoras, competentes e confiáveis. Aqui estamos falando de uma doença em que essas características atrapalham a vida da pessoa. Ou seja, deixam de ser uma qualidade e passam a ser um problema. O TOC se caracteriza basicamente pela repetição de gestos, rituais, pensamentos e atividades que a pessoa sabe que não fazem sentido, mas que não consegue evitar. Uma das características principais é que a pessoa tem consciência de que os rituais ou pensamentos não têm lógica não são necessários, porém são inevitáveis, afirma a Terapeuta Adriana Z. Scheeffer.
Os sintomas podem ser os mais variados. Por exemplo:
• Lavar a boca com água, sabão, álcool, etc.
• Voltar para conferir portas, janelas, bico de gás, etc., mesmo tendo certeza que estão fechados.
• Não pegar em objetos que poderiam ter caído no chão, ou tocado em algo sujo, ou terem sido tocados por alguma pessoa que poderia ter alguma doença.
• Ficar se remoendo por ter feito algo que pode ter sido errado ou que poderia ter sido interpretado pelos outros como sendo errado.
• Roer unhas.
• Levar tempo demais para fazer coisas comuns, devido à repetição ou conferência exagerada.
• Ficar preocupado com a possibilidade dela ou de um familiar pegar alguma doença.
Quem sofre de TOC está sujeito a ter fases de Depressão e ataques de ansiedade com sudorese, palpitações e tremor, verdadeiros ataque de pânico, o que é normal e não quer dizer que você sofra de três doenças ao mesmo tempo.
“Não é fácil assumir que esta com TOC, mas sabe-se que temos ajuda natural com o Reiki e os Florais de Bach, e que podemos eliminar essa compulsão / obsessão, basta você querer!”